segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GARANHUNS, Dr. ANTÔNIO SOUTO FILHO


Garanhuns é com certeza uma das mais bonitas cidades de Pernambuco, e tem e teve em sua história grandes nomes, que a partir hoje nas segundas você ficará conhecendo um pouco sobre eles. Hoje você vai conhecer um pouco sobre Dr. Antônio da Silva Souto Filho.


Nascido no dia 29 de agosto de 1886, no distrito de Brejão em Garanhuns (Brejão só foi emancipada em 1952), filho do primeiro Prefeito eleito de Garanhuns após a Proclamação da República, formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, começou a vida pública como Chefe de Gabinete do então Governador de Pernambuco, General Emílio Dantas Barreto. Em 1905, um ano antes de conhecer Gilberto Amado, ele redigiu, ao lado de Artur Brasiliense e Tomás Vila Nova, o primeiro jornal da sua terra, O Garanhuns. Em 1909, redigiu O Sertão e, em 1911, O Jornal. Em 1927, foi eleito Senador Estadual, foi o mais votado mesmo sendo da oposição, ainda foi Deputado na Constituinte e depois foi eleito deputado Federal em 1933.


Antônio da Silva Souto Filho, homem de personalidade forte e marcante, uma das mais altas expressões de pernambucanidade da época, temperamento recatado, sóbrio, de vida limpa, temido e respeitado, era, também, um político astuto, sutil, de mente clara e perspicaz. Sabia equilibrar tais qualidades com uma grande correção, tanto na vida política quanto privada”. (...) “Inteligente, de grande sensibilidade no que dizia respeito ao conhecimento prático dos homens e dos seus interesses, soube levar a efeito um Governo, ao mesmo tempo plausível e ardiloso, contemporizador e resoluto, com um programa inflexível, mas cauto e absorvente, que tentava conciliar os interesses quase sempre conflitantes dos grandes plantadores de café com os anseios liberais da burguesia urbana, que ia, pouco a pouco, crescendo e fortificando-se”. (in Anatomia de uma Tragédia – A Hecatombe de Garanhuns, p.p. 292 – 293).


Nenhum comentário:

Postar um comentário